Search
Close this search box.

Sindicatos e a Administração da UERN se reúnem com a Governadora

Governadoria

Na manhã dessa terça-feira, 01/09, estivemos reunidos com a Governadora, em conjunto com a Aduern e Chefe de Gabinete da Reitoria, Profª Cecília, para tratarmos de alguns pontos referente a nossa Universidade.

O primeiro ponto foi a solicitação que o governo envie um projeto de lei para Assembleia Legislativa, abolindo a lista tríplice para escolha de Reitor(a).

A Governadora se comprometeu em encaminhar esse projeto até o final dessa semana, garantindo assim, o respeito a autonomia da Universidade.

No segundo ponto, abordamos a questão do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores, onde mostramos a grande defasagem dos salários, com 11 anos sem reajustes.

Fátima foi bem clara, colocando que no momento não há condições para aplicação, tendo em vista a decisão de Lei Federal proibindo qualquer mudança, até 2021. No entanto, ela autorizou a Secretária de Administração, para retomar os trabalhos da comissão criada para esse fim. Marcaremos uma reunião para primeira quinzena deste mês.

O terceiro ponto, foi a autonomia financeira da UERN.

A Chanceler da UERN. garantiu mais uma vez que antes de terminar seu mandato, vai aprovar esse projeto, garantindo total autonomia para a Instituição.

Falamos também, sobre as duas folhas em atraso, o compromisso do governo continua o mesmo, em quitar essas folhas logo que tenha recursos extras. Na fala da Governadora, destacou que no momento não vê condições financeiras para quitação, o governo vai trabalhar e tentar quitar pelo menos uma folha neste ano. Se comprometendo em quitar todos os salários do ano de 2020, inclusive o décimo terceiro, dentro do ano em curso.

Voltamos esperançosos com os encaminhamentos, no decorrer do processo, repassaremos todas as informações para a categoria.

Francisco Elineudo de Freitas Melo
Presidente

compartilhe